O QUE É MORAL?
De acordo com Chauí (2000), moral é o conjunto de normas, prescrições e valores que regulamentam o comportamento dos indivíduos na sociedade. Este pensamento, nos leva a crer que estamos diante de nós mesmos, seja numa decisão correta ou não. As pessoas estão focadas em seus afazeres, necessidades e vontades que lhes impõem inconscientemente querer saber se àquilo é certo ou errado. Vivem no propósito de que a vida é pra ser desfrutada, sim, de todas as maneiras, em todas as situações. Além disso, convivem com atitudes e caracteres diferentes, e, ‘o que é bom pra mim pode ser ruim pra você’ ou vice e versa. Apesar de os benefícios serem, talvez, diferentes também, pois cada pessoa é distinta uma da outra, ou seja, reflexões e morais distintos onde cada um tem seu espaço; sua vontade.
Com isso, essa sociedade está basicamente concentrada em diversas escolhas. Em seguida, dominada pelo medo; pela consciência, ou pelo simples fato de dizer: - Sou o dono do meu nariz, faço o que quero! Assim, percebe-se o grau da dependência de si mesma em mostrar que o segredo da realidade está no desenvolvimento das ações e das escolhas que foram feitas. Em conseqüências, às vezes, boas; noutras vezes, más. De certo, que o homem é colocado num ambiente aonde ele pode explorar; marcar território; lutar pela sobrevivência, e acima de tudo, viver independentemente dos outros. Mas, numa mentalidade não egoísta, e sim, racional onde ele, o ser social, ‘o homem’, vive com os outros e não pelos outros.
Dessa forma, as pessoas são condicionadas, inseridas, caracterizadas e, principalmente, domesticadas no ambiente em que vivem, nos compromissos e necessidades que as importam. E assim, fazendo da reflexão a ética e da ação a moral o compartilhamento dos atos com indivíduos que as cercam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário