O Que a Bíblia Diz?
No Velho Testamento, Deus ordenou aos israelitas que santificassem o dia do
sábado e não trabalhassem nesse dia. Deveriam os cristãos de hoje,
também, descansar e adorar no dia do sábado? Muitos grupos
religiosos (Adventistas do Sétimo Dia, por exemplo) ensinam que
deveríamos. O que a Bíblia diz?
Em Êxodo 20:8-11 Deus ordenou aos judeus que guardassem o dia do sábado (veja
nota 1). No Novo Testamento, vemos que as leis do Velho Testamento eram
para continuar somente até a morte de Cristo. (Nas passagens seguintes, a
ênfase está acrescentada para esclarecer o sentido).
Efésios 2:14-15
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a
parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne
a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse
em si mesmo um novo homem, fazendo a paz." Esta passagem mostra que
Cristo aboliu a "lei dos mandamentos". Desde que a guarda
do sábado era um destes mandamentos, e não foi incluída no Novo
Testamento, não necessitamos guardar o sábado.
Romanos 7:4-7
"Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei,
por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que
ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus.
Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em
realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a
morte. Agora porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo
a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na
caducidade da letra. Que diremos pois? É a lei pecado? De
modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da
lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não
cobiçarás." Esta passagem claramente diz que morremos para a lei
e estamos, portanto, "libertos da lei". A lei de que Paulo
falava incluía os dez mandamentos, porque no versículo 7 ele citou: "Não
cobiçarás" como uma das leis. (Veja Nota 2).
2 Coríntios 3:6-11
"O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança,
não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito
vivifica. E se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se
revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de
Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvaneceste, como
não será de maior glória o ministério do Espírito? Porque se o ministério
da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério
da justiça. Porquanto, na verdade, o que outrora foi glorificado, neste
respeito já não resplandece, diante da atual sobreexcelente glória.
Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o
que é permanente." Aqui Paulo está comparando o ministério da
morte e da condenação com o ministério do Espírito e da justiça. O
ministério da morte estava desaparecendo, mas o ministério do Espírito estava
continuando. Mas qual era o ministério da morte e da condenação que
estava desaparecendo? Era o ministério "gravado com letras nas
pedras". Se cremos no Novo Testamento, temos que acreditar que a
revelação escrita nas pedras, no Velho Testamento (os dez mandamentos), já
morreu. Esta passagem afirma isso claramente.
Gálatas 3:15-5:4
Gálatas 3:19 "Qual, pois, a razão de ser da lei?
Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente
a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um
mediador." Se a lei foi acrescentada até que Cristo veio, então
o domínio da lei parou quando Cristo veio.
Gálatas 3:24-25 "De maneira que a lei nos serviu de aio
para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio."
A lei foi nosso instrutor, para levar-nos a Cristo, mas agora que Cristo veio,
"já não permanecemos subordinados ao instrutor".
Gálatas 4:1-5 "Digo, pois, que durante o tempo em que o
herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.
Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.
Assim também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos
rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho,
nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei,
a fim de que recebêssemos a adoção de filhos." A lei foi dada
para a infância do povo de Deus. Cristo veio para nos adotar como filhos
e redimir-nos da lei.
Gálatas 4:24,31 "Estas cousas são alegóricas: porque estas
mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera
para escravidão; esta é Hagar. . . . E assim, irmãos, somos filhos não
da escrava, e, sim, da livre." Neste trecho, Paulo compara a
lei dada no Sinai com Hagar (a mulher escrava), e a nova aliança com Sara (a
esposa livre). Ele diz claramente que somos da mulher livre e não da
mulher escrava. Portanto, estamos sob a nova aliança e não sob a aliança
do Monte Sinai, que incluiu os dez mandamentos. Por favor, estude
cuidadosamente este assunto, por completo.
Gálatas 5:4 "De Cristo vos desligastes vós que procurais
justificar-vos na lei, da graça decaístes." A conseqüência da
volta para a lei é que decaímos da graça.
Hebreus
7-10
Hebreus 7:12 "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há
também mudança de lei." A lei foi mudada.
Hebreus 7:18-19 "Portanto, por um lado, se revoga a
anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca
aperfeiçoou cousa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior,
pela qual nos chegamos a Deus." A antiga aliança foi revogada.
Hebreus 8:7-13 "Porque, se aquela primeira aliança
tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para
segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o
Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não
segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para
os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha
aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é a
aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o
Senhor. Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus
corações as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão
dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor
deles até ao maior. Pois, para com as suas iniqüidades usarei de
misericórdia, e dos seus pecados jamais me lembrarei. Quando ele diz
Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna
antiquado e envelhecido, está prestes a desaparecer." Temos uma
nova aliança. Por que voltar para a velha?
Hebreus 9:4 "Ao qual pertencia um altar de ouro para o
incenso, e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma
urna de ouro contendo o maná, a vara de Arão, que floresceu, e as tábuas da
aliança." A aliança a que ele tem se referido inclui as
"tábuas da aliança": os dez mandamentos.
Colossenses
2:16-17
"Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de
festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas
que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." Talvez seja
este o texto mais importante de toda esta discussão, porque ele claramente
menciona o dia do sábado como parte da sombra que foi substituída por Cristo.
(Veja Notas 3 e 4). O sábado não é, para nós, hoje, mais parte do
padrão de Deus do que a conservação do festival da lua nova. Ambos foram
partes da aliança do Velho Testamento, que foi substituída pela nova aliança de
Cristo.
Os cristãos de hoje têm que seguir o Novo Testamento, que não ordena que qualquer
dia seja completamente posto de lado como um dia de descanso, mas sim, mostra o
padrão dos cristãos reunindo-se para adorar juntos nos domingos (Atos 20:7; 1
Coríntios 16:1:2). (Veja Notas 5 e 6).
Nota
1:
O sábado era só para os judeus.
Muitas passagens mostram que o mandamento para guardar o sábado foi dado
somente aos judeus. Por exemplo:
· Êxodo 31:12-18 "Disse mais o Senhor a Moisés: Tu,
pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente
guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações;
para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto
guardareis o sábado, porque é santo para vós outros: aquele que o
profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do
meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado
do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma
obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado,
celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os
filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os
céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento. E, tendo
acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do
testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Aqui
ele afirmou que o sábado era entre Deus e os filhos de Israel.
· Deuteronômio 5:1-3, 12 "Chamou Moisés a todo o
Israel, e disse-lhe: Ouvi, ó Israel, os estatutos e juízos que
hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os
cumprirdes. O Senhor nosso Deus fez aliança conosco em
Horebe. Não foi com nossos pais que fez o Senhor esta aliança, e, sim,
conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos...Guarda o dia de sábado, para o
santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus." A aliança que
incluía o dia do sábado foi exclusivamente feita com os israelitas e com
ninguém mais.
· Ezequiel 20:10-12 "Tirei-os da terra do Egito e os
levei para o deserto. Dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os
meus juízos, os quais cumprindo-os o homem, viverá por eles. Também lhes
dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que
soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." Aqueles a quem a lei
do sábado foi dada foram o povo de Israel, aqueles que foram resgatados do
Egito.
Às vezes, os adventistas mostram que Deus descansou no sétimo dia da criação
(Gênesis 2:1-3). E daí eles deduzem que aos homens foi ordenado que
guardassem o sábado desde o tempo da criação. Mas nenhuma passagem afirma
isso. De fato, a primeira vez que lemos sobre homens guardando o sábado,
ou um mandamento para os homens guardarem o sábado, é em Êxodo 16, depois
que Moisés tinha guiado os israelitas para fora do Egito. Gênesis 2 mostra
que Deus descansou no sétimo dia, mas não ordena que os homens guardem o sétimo
dia. De fato, a Bíblia nunca ordenou aos gentios que guardassem o sábado
somente os judeus desde o tempo de Moisés até Cristo.
Nota
2:
Há diferença entre lei moral e lei cerimonial?
O Novo Testamento mostra que os cristãos não estão mais sob a obrigação de
guardar a lei do Velho Testamento. Os adventistas e outros tentam escapar
do significado destes textos, inventando a diferença entre a lei moral, que
eles chamam a lei de Deus, e a lei cerimonial, que eles chamam a lei de
Moisés. Normalmente, eles ensinam que a lei cerimonial foi abolida por
Cristo (assim não guardamos a Páscoa nem oferecemos sacrifícios de animais) mas
a lei moral ainda está vigente. Esta distinção não está na Bíblia.
A Bíblia usa as expressões lei do Senhor e lei de Moisés, sem fazer distinção,
nos mesmos casos:
· 2 Crônicas 34:14 "Quando se tirava o dinheiro que se
havia trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei
do Senhor, dada por intermédio de Moisés."
· Esdras 7:6 "Ele era escriba versado na lei de
Moisés, dada pelo Senhor Deus de Israel; e, segundo a boa mão do Senhor seu
Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira."
· Neemias 8:1, 8, 14, 18 "Em chegando o sétimo mês, e
estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só
homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que
trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel.
. . . Leram no Livro, na lei de Deus, claramente, dando
explicações, de maneira que entendessem o que se lia. . . . Acharam
escrito na lei que o Senhor ordenara, por intermédio de Moisés, que os
filhos de Israel habitassem em cabanas, durante a festa do sétimo mês. . .
. Dia após dia leu Esdras do livro da lei de Deus, desde o
primeiro dia até ao último; e celebraram a festa por sete dias; no oitavo dia
houve uma assembléia solene, segundo o prescrito."
· Neemias 10:29 "Firmemente aderiram a seus irmãos, seus
nobres convieram numa imprecação e num juramento, de que andariam na lei de
Deus, e que foi dada por intermédio de Moisés, servo de Deus; de que
guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, e os seus
juízos e os seus estatutos."
Em diversas ocasiões,"mandamentos cerimoniais" eram chamados de lei
do Senhor: Sacrifícios de animais, sacerdócio, dias de festas (2 Crônicas
31:3-4), a festa dos tabernáculos (Neemias 8:13-18), a consagração dos primogênitos
e as oferendas para purificação depois do parto (Lucas 2:23-24). Em
outras ocasiões, as leis morais eram ditas como vindo de Moisés. Por
exemplo, o mandamento para honrar os pais (Marcos 7:10). Para
simplificar, a distinção entre a lei cerimonial de Moisés e a lei de Deus
é uma invenção da teologia adventista. Não é encontrada na Bíblia.
Nota 3:
O dia do sábado de Colossenses 2:16 é o sábado semanal.
Algumas vezes, quando confrontados com Colossenses 2:16, que ensina que o dia
do sábado foi uma parte da sombra que foi substituída por Cristo, os
adventistas replicam que Colossenses 2:16 está se referindo aos "sábados
anuais", e não aos "sábados semanais." A verdade é que o
termo sábado é usado na Bíblia quase exclusivamente para os sábados semanais e
é a própria palavra usada pelo Senhor quando ele deu os dez mandamentos.
A única festa anual, para a qual a palavra sábado foi aplicada, é o Dia da
Expiação (Levítico 16:31-32).
Olhem cuidadosamente a lista dos tipos de "sombra" em Colossenses 2:16:
"comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados".
Depois de mencionar comida e bebida, ele (Paulo) também menciona festas
(celebrações anuais), lua nova (celebrações mensais) e sábados (celebrações
semanais). [E, interessante, muitos adventistas tentam manter as mesmas
regras do Velho Testamento sobre comida (estude Marcos 7:19 e Atos
10:9-16)]. Repetidamente, este agrupamento anual, mensal e semanal (às
vezes diário) de festas é feito na Bíblia:
· 1 Crônicas 23:30-31 "Deviam estar presentes todas as
manhãs para renderem graças ao Senhor, e o louvarem; e da mesma sorte à
tarde. E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados,
nas luas novas, e nas festas fixas, perante o Senhor, segundo o
número determinado."
· 2 Crônicas 2:4 "Eis que estou para edificar a casa ao
nome do Senhor meu Deus e lha consagrar, para queimar perante ele incenso
aromático, e lhe apresentar o pão contínuo da proposição, e os holocaustos da
manhã e da tarde, nos sábados, nas luas novas e nas festividades
do Senhor nosso Deus; o que é obrigação perpétua para Israel."
· 2 Crônicas 8:13 "E isto segundo o dever de cada dia,
conforme o preceito de Moisés, nos sábados, nas luas novas e nas festas
fixas, três vezes no ano: na festa dos pães asmos, na festa das
semanas e na festa dos tabernáculos."
· 2 Crônicas 31:3 "A contribuição que fazia o rei da sua
própria fazenda era destinada para os holocaustos, para os da manhã e os da
tarde, e para os holocaustos dos sábados, das luas novas e das festas
fixas, como está escrito na lei do Senhor."
· Neemias 10:33 "Para os pães da proposição, e para a
contínua oferta de manjares, e para o contínuo holocausto dos sábados,
das luas novas, para as festas fixas, e para as cousas sagradas,
e para as ofertas pelo pecado, para fazer expiação por Israel, e para toda a
obra da casa do nosso Deus."
· Ezequiel 45:17 "Estarão a cargo do príncipe os
holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas, nas luas
novas e nos sábados, em todas as festas fixas da casa de
Israel: ele mesmo proverá a oferta pelo pecado, e a oferta de manjares, e
o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de
Israel."
· Oséias 2:11 "Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas,
as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas
solenidades."
Paulo usa o mesmo agrupamento em Colossenses 2:16. Por que haveria alguém
de torcer suas palavras para fazer com que significasse festas anuais quando
ele fala de sábados?
Nota 4:
O significado espiritual do sábado
O dia do sábado era uma sombra da realidade espiritual trazida por Cristo
(Colossenses 2:16-17). O sábado significa descanso e libertação do
trabalho: Cristo trouxe o descanso e a libertação do pecado. Jesus
é o descanso para o qual a sombra do sábado apontava (Mateus 11:28-30).
Mesmo a libertação e o descanso que Jesus nos dá agora são apenas uma
antecipação do descanso verdadeiro que os cristãos experimentarão no céu
(Hebreus 4:9).
Nota 5:
Os primeiros cristãos adoravam no domingo
Duas passagens mostram claramente que os primeiros cristãos adoravam nos
domingos:
· Atos 20:7 "No primeiro dia da semana, estando nós
reunidos com o fim de partir o pão, Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato,
exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite." Notem que este
dia era um domingo. Os adventistas argumentam que esta reunião era na
noite de sábado, mas as Escrituras dizem que era no primeiro dia da
semana. Notem também que o propósito da reunião deles era partir o
pão. Nesse trecho, e referindo a outras passagens (Atos 2:42; 1
Coríntios 10:16; 11:18-34), está claro que isto se refere à Ceia do
Senhor. Os adventistas argumentam que eles se reuniram porque Paulo
partiria no dia seguinte, mas o trecho diz que eles se reuniram para partir o
pão.
· 1 Coríntios 16:1-2 "Quanto à coleta para os santos,
fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia
da semana cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade,
e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for." Os
primeiros cristãos, aqui, contribuíam com seu dinheiro no primeiro dia da
semana. Por que seria feita a coleta no domingo, se os cristãos não se
reunissem nesse dia?
Nota 6:
Respondendo a objeções
· Jesus guardou o sábado. Certamente que sim. Jesus era um judeu
nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e portanto obedeceu a todas as leis do Velho
Testamento. Jesus foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao
sacerdote, pela purificação, guardou a Páscoa, etc. (Lucas 2:21; 5:12-14;
Mateus 26:18-19). Mas quando Jesus morreu, ele inaugurou a nova aliança e
revogou a velha. Se o fato que Jesus guardou a Páscoa não prova que nós
também deveríamos guardá-la, então o fato que Jesus guardou o sábado não prova
que nós deveríamos guardá-lo também.
· Paulo guardou o sábado. As Escrituras não ensinam isto.
Havia um número de ocasiões em que Paulo ensinou em sinagogas, no sábado (Atos
18:4, por exemplo). O sábado era o dia quando as pessoas se juntavam na
sinagoga e Paulo aproveitou-se dessas oportunidades para ensinar muitas
pessoas. Se eu tivesse permissão para ensinar lá, eu haveria de ir a
assembléias adventistas todos os sábados. Mas a ida de Paulo às
sinagogas, para ensinar no sábado, não prova que ele guardou o sábado como um
dia santo de descanso.
· Para sempre. No Velho Testamento, o sábado era "por aliança
perpétua nas suas gerações" e "entre mim e os filhos de Israel é
sinal para sempre" (Êxodo 31:16-17). Os adventistas argumentam que
estes termos mostram que a guarda do sábado semanal nunca terminará
(descansaremos no céu, também?). Mas o verdadeiro significado de
"para sempre" e "perpétua", neste trecho, é limitado por
"nas suas gerações". Estas expressões significam "duração
de uma era". Outros mandamentos do Velho Testamento foram "para
sempre": por exemplo, a Páscoa (Êxodo 12:24). Muitos
mandamentos do Velho Testamento foram "perpétuos": a queima do
incenso (Êxodo 30:21), o sacerdócio Levítico (Êxodo 40:15), as ofertas de paz
(Levítico 3:17), a parte dos sacerdotes nos sacrifícios (Levítico 6:18,
22; 7:34, 36), o sacrifício anual de animais pela expiação
dos pecados (Levítico 16:29, 31,34), etc. Os adventistas, normalmente,
não ensinam que sacrifícios de animais, queima de incenso ou a guarda da páscoa
têm que ser continuados hoje; porque, entã, deveriam eles argumentar que
a guarda do sábado tem que ser continuada hoje?
· Jesus não veio para revogar a lei. Mateus 5:17-18 diz: "Não
penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar; vim
para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra
passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se
cumpra." Neste trecho, Jesus está ensinando que seu propósito não
era contra a lei. Ele não veio para demolir ou destruir a lei. De
fato, Ele era o cumprimento da lei. A lei predisse a vinda de Cristo e a
nova aliança que ele haveria de trazer. Esta passagem não está,
certamente, ensinando que cada "i" ou "til" da lei
obrigaria para sempre; nem os adventistas afirmam isso. Mas em vez
disso, que toda a lei e os profetas haveriam de desempenhar suas funções
propostas, até o seu cumprimento.
· Jesus disse para orarem para que sua fuga não fosse no sábado.
Mateus 24:20 diz: "Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no
sábado." Nesse trecho, Jesus estava considerando a iminente
destruição de Jerusalém. Ele deu aos seus discípulos o sinal pelo qual
eles poderiam saber quando a hora de fugir houvesse chegado. E ele os
aconselhou a orar para que sua fuga não viesse em um tempo difícil. Havia
várias razões porque seria mais difícil fugir no sábado. Normalmente, os
judeus trancavam as portas da cidade no sábado, e poderiam ser impedidos em sua
fuga por judeus fanáticos; o sábado dificultaria a capacidade dos cristãos para
comprar os mantimentos necessários para a fuga. Quando Jesus os avisou
para que orassem para que a fuga não fosse num dia de sábado ou no inverno, ele
não estava admitindo que os cristãos deveriam guardar o sábado, mais do que
deveriam guardar o inverno.
· O papa mudou o sábado. Quando os argumentos da Bíblia lhes falham, os
adventistas gostam de tentar provar que os primeiros cristãos guardavam o
sábado, mas que esta guarda foi mais tarde mudada para o domingo, pela igreja
católica. Mesmo descontando a evidência da Bíblia, esta afirmação pode
ser desmentida historicamente. Tanto Inácio como Justino Mártir se
referem aos cristãos adorando no domingo e eles escreveram no segundo século,
muito antes de haver um papa ou uma igreja católica. Mas pesquisar
através de documentos históricos é desnecessário. A Bíblia decide a
questão e isso deveria ser suficiente para aqueles que têm fé em Deus.
por Gary Fisher
3ª Edição Brasileira
Publicada em 1996
Traduzida por Arthur Nogueira Campos
Direitos Reservadoshttp://www.estudosdabiblia.net
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