Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Adolescência


Nenhuma outra espécie tem adolescentes. Mesmo os nossos "parentes" mais próximos, os grandes macacos, passam suavemente da infância para vida adulta.

Então, por que os humanos enfrentam uma agonizante década se diluindo em gangues? David Bainbridge, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, diz que a adolescência não é só o momento em que se encontra a maturidade sexual, mas sim a fase em que desenvolvemos uma mente capaz de negociar os aspectos fisiológicos e sociais da vida, que tornam os humanos tão diferentes dos outros animais.

O antropólogo Barry Bogin, da Universidade Loughborough, na Inglaterra, pensa diferente e lembra que, na adolescência, meninos e meninas passam por padrões distintos de crescimento e desenvolvimento. Para elas, o esticão acontece cedo, o que faz com que pareçam sexualmente maduras antes da maturidade reprodutiva. 

Já os rapazes desenvolvem a sexualidade antes de amadurecerem a psique masculina. Isso, diz Bogin, permite aos rapazes adquirir atributos interessantes para potenciais parceiras. Entre eles, a criatividade linguística, humor e talento artístico.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...