Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O fim das cobaias.

A partir de 2014, um computador testará cirurgias e remédios no seu lugar

Ratinhos em laboratórios de todo o mundo, alegrem-se: vocês vão perder o emprego. E, se tudo der certo, as boas novas não vão parar por aí. Passar por cirurgias arriscadas ou tomar um remédio desnecessário será coisa do passado. Um grupo de 13 universidades europeias está construindo esse futuro, por meio do VPH (sigla em inglês para Humano Fisiológico Virtual).

O projeto Genoma mapeou o corpo humano “quebrando-o” na menor parte, os genes. O esforço no VPH é reunir toda essa informação (dos genes às células e até órgãos) em computadores para criar uma réplica de... você.

Sentiu uma dor no coração? Seu prontuário estará no notebook do médico. A máquina poderá, então, simular tratamentos num órgão exatamente igual ao seu. O programa exibirá em 3D todas as suas reações a novas substâncias e cirurgias.

“Nós testamos medicamentos em animais para ter certeza deque são bons para humanos. Se tivermos um modelo que nos represente, para que usar um animal?”, diz a italiana Vanessa Diaz, coordenadora do projeto.

A má notícia? Deve levar umas três décadas para que o homem virtual completo esteja pronto.
A boa: em cinco anos, já será possível simular tratamentos em alguns órgãos.

Fonte: Revista Galileu//Mariana Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...