Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

domingo, 4 de dezembro de 2011

10 ações para início imediato


Consumir (e poluir) menos não significa renunciar a tudo imediatamente. Eis o que se pode fazer, com pouco esforço, a partir de agora.

1.Beba água da torneira filtrada, em vez da água mineral embalada em garrafas de plástico.
2.Coma sobretudo frutas e verduras da estação. Prefira alimentos frescos, não embalados.

3.Diminua ao máximo a ingestão de alimentos congelados – comida em geral de pouca qualidade, cuja produção requer o consumo de muita energia.

4.Quando possível, substitua a carne por um prato de vegetais. A pecuária de bovinos (sobretudo a intensiva) é uma importante fonte de poluição. Além disso, o consumo excessivo de proteínas faz mal à saúde.

5.Antes de ligar o automóvel, pergunte-se: “É realmente indispensável que eu use este meio de transporte?”

6.Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que consomem muito menos energia. Em vários países, sobretudo europeus, as lâmpadas normais não serão mais comercializadas a partir deste ano.

7.Evite ao máximo o uso de sacolas de plásticos. Habitue-se ao usar uma shopping bag, um sacolão de compras de algodão que pode ser lavado e reutilizado muitas vezes.

8.Não use pratos e copos de plástico  descartáveis. Utilize pratos e vasilhas de plástico, louça ou outro material lavável e reutilizável, ou no máximo pratos em plástico 100% biodegradável.

9.Substitua os guardanapos de papel por guardanapos de algodão.

10.No Natal e nos aniversários, presenteie as crianças com brinquedos que não precisem de pilhas e que usem a menor quantidade de plástico possível. Há grande variedade de brinquedos não poluidores, como os feitos com tecidos ou madeira colorida.
Revista Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...