Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

domingo, 11 de dezembro de 2011

Superstição


Definições

Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que leva ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice. (Dicionário Domingos P. Cegalla)

Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz a admitir falsos deveres, recear coisas fantásticas,etc. Crença em presságios tirados de fatos apenas fortuitos. Apego exagerado e/ou infundado a algo. (Dicionário Aurélio)
Barack Obama gosta de jogar basquete na manhã de uma eleição. O golfista Tiger Woods sempre veste uma camisa vermelha quando compete num domingo.
A maioria de nós tem sua própria superstição, mesmo sabendo racionalmente que ela não vai funcionar. Apesar disso, as superstições não são um atributo completamente sem sentido.
Nossos cérebros são desenhados para detectar ordens e estruturas no ambiente, diz Bruce Hood, da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Nós também assumimos que os resultados são consequências de eventos anteriores. Essa combinação de padrões sensatos e causas deduzíveis faz de nós um terreno fértil para todo tipo de superstição.
"Mas há boas razões para explicar por que evoluímos com isso", diz Hood. Uma delas: reconhecer e responder a algumas relações incertas de causa e efeito pode ser crucial para a sobrevivência.

Nossos ancestrais não teriam durado muito se assumissem que um ruído na mata era provocado pelo vento, quando havia uma chance de ser um leão.
A religião oferece outro possível benefício evolucionário da superstição. A fé envolve uma suscetibilidade para acreditar em um mundo espiritual e em sua eficácia, mesmo que isso não funcione de verdade.

Assim, a função principal de religião seria persuadir a comunidade a cumprir o estipulado, promovendo a coesão.
Isso é explicável em parte devido à nossa propensão a acreditar que seres sobrenaturais podem influenciar o nosso destino.

Veja abaixo algumas superstições:


Pé direito – Devemos sair de casa e entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para evitar o azar.
Borboleta- Ver uma borboleta voar dá sorte para o dia.

Gato – Se tivermos um gato e formos mudar de casa, é bom passar manteiga em suas patinhas, para que ele não volte para a casa antiga.

Gato Preto- Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.

Sal grosso – Deixar um copo de vidro cheio de sal grosso no canto da sala, traz sorte.

Bolsa no chão – Não podemos deixar a bolsa apoiada no chão se não quisermos perder dinheiro.

Escada – Nunca devemos passar por debaixo de uma escada. É mal sinal na certa!

Vassoura – Para dispensar uma visita chata, é só deixar uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta.
Crianças que montarem em vassouras serão infelizes. Mais uma: varrer a casa à noite expulsa a tranqüilidade.

Arco- íris – Quem passar por debaixo do arco-íris muda de sexo: o homem vira mulher, e a mulher vira homem.

Coceira – Sua mão esquerda está coçando? Então, prepare-se para receber um bom dinheiro extra. Se por acaso a mão que estiver coçando for a direita, tome cuidado: é provável que perca uma grande quantia. Coceira na sola do pé significa viagem ao exterior.

Estrela Cadente – Viu uma estrela cadente? Faça um pedido, porque, segundo a crença de muita gente, é garantia de que ele vai se realizar.

Elefante – Ter um elefante de enfeite, sobre um móvel qualquer, sempre com a tromba erguida mas de costas para a porta de entrada, evita a falta de dinheiro. Outra figura que garante carteira cheia é o Buda. Ele deve ficar em cima da geladeira, sobre um prato cheio de moedas.

Orelha Quente – Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.

Objetos Perdidos – A maneira mais eficiente de encontrar algo que desapareceu é dar três pulinhos para São Longuinho.

Espelho quebrado – Quebrou um espelho? A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma. Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.

Guarda - chuva – Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechadinho. Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares.

Aranhas – Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para o lar. Matar uma aranha pode causar infelicidade no amor.

Brinde – Se o seu copo contiver algum tipo de bebida alcoólica, no brinde com ninguém cujo copo contenha bebida sem álcool. Vocês estarão se arriscando, nesse TIM - TIM, a ter seus desejos invertidos.

Velas, lâmpadas e cigarros Três velas ou três lâmpadas acesas em um mesmo quarto podem ser prenúncio de morte. Acender três cigarros com um mesmo palito de fósforo também significa perigo. Trata-se de uma tradição de guerra. O primeiro cigarro aceso mostra o alvo ao inimigo, que mira no segundo e atira no terceiro.

Bons desejos – Na hora de acordar, abra os dois olhos ao mesmo tempo para ver tudo com clareza e não ser enganado por ninguém. Ao levantar, procure dar o primeiro passo com o pé direito para atrair boa sorte e felicidade. Faça um desejo ao cortar a primeira fatia de seu bolo de aniversário. Ponha um caroço de melancia na testa e, antes que ele caia, faça um desejo. Jogue uma moeda numa fonte. Só faça um desejo quando a água parar de se movimentar e você enxergar o seu reflexo. Os gregos atiravam moedas em seus poços para que estes nunca secassem. Faça um desejo ao usar um sapato novo pela primeira vez. Enquanto você estiver cruzando uma pequena ponte, prenda a respiração e faça um desejo.

Meias do avesso – Se você colocar a meia do avesso, não se preocupe: sinal de que uma boa notícia está para chegar.

Qual será o sexo do bebê? – Existem algumas crenças para tentar adivinhar. Pedir a futura mamãe que mostre a mão uma delas. Se ela estender com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, nascerá uma menina. Existe também a linguagem do ventre. Se for pontudo e saliente, sinal de que um menino está para chegar. Arredondado e crescendo para os lados? Menina à vista.

Sandália - Diz-se que se uma sandália ficar virada pra cima dá má sorte para o ambiente e, principalmente, pro dono dela.
Toalha - Toalhas jogadas por cima das coisas e não estendidas após o seu uso causa preguiça em quem se enxugou com ela, porque o suor da pessoa está no pano e assim embrulhada, atrasa a disposição do corpo.

Sinal da cruz - Para os católicos é necessário fazer o sinal da cruz quando sai ou chega a algum lugar, se não o fizer pode acontecer coisa ruim. É uma forma de pedir benção a Deus, assim como outros dizem: "Vá com Deus!", "Deus te abençoe!". Ou, de uma mãe para um filho: "Deus te abençoe, meu Filho!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget