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sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O açaí

Rico em vitaminas e minerais e por sua riqueza nutricional, o açaí pode valer por uma refeição. É o que afirma a nutricionista clínica Carolina Chuichman, de Campinas-SP. “Cada 100 gramas de polpa da fruta contêm 247 calorias; como uma tigela chega a ter 500 gramas, são 1.235 calorias em apenas uma porção, o que pode substituir sim, uma refeição”, opina.

A polpa congelada com sabor “de terra” é comumente servida batida com xarope de guaraná e pode ser acompanhada com diversas outras frutas e cereais. Nas receitas paraenses, a fruta também aparece como protagonista em diversos pratos típicos, sejam doces ou salgados, ou servida apenas com farinha de tapioca e adoçada com açúcar.

O açaí possui uma quantidade considerável de ferro em sua composição; contudo, o mineral é pouco absorvido pelo organismo por sua insolubilidade. Devido ao elevado teor de vitamina E, a fruta é considerada um antioxidante natural, que ajuda a combater os temidos radicais livres.

“Há cerca de 30 vezes mais flavonoides no açaí que no vinho tinto, reconhecida fonte do nutriente. A fruta tem funções anti-inflamatória, antialérgica e anticancerígena. Também age na prevenção e redução das enfermidades cardiovasculares e circulatórias”, completa Carolina.

A fruta amazonense não faz sucesso apenas à mesa. O item, usado também em cosméticos, surpreende pelas propriedades regeneradoras e age como um poderoso elemento anti-idade. Por ser fonte de antioxidantes, o açaí combate os radicais livres, auxiliando na firmeza e textura da pele. Além disso, pode ajudar no clareamento de manchas indesejáveis, inclusive olheiras.

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