Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Educação Fiscal

Família
Você é um cidadão.

Você convive em uma família.

Na família você tem direitos e deveres. Deve colaborar para que tudo possa funcionar beneficamente para todos e deve preservar as coisas adquiridas pela família.
Na sua família, como você participa para que todos possam conviver bem?


Você convive com o grupo escolar.

Na escola você tem direitos e deveres. Precisa cumprir com suas obrigações escolares e colaborar para manter o patrimônio escolar e ajudar no funcionamento da escola.
Na escola, qual a sua participação para o bom funcionamento e a convivência saudável entre os alunos, professores e funcionários?


Você convive em um bairro ou comunidade.


Sua casa fica em uma rua que faz parte de um bairro ou comunidade. Você precisa colaborar para que sua rua, seu bairro ou comunidade seja limpo, seguro e agradável para todas as pessoas que vivem nele.
O que você faz para deixar seu bairro ou comunidade agradável de se viver?

Você convive com a população de sua cidade.


Seu bairro ou comunidade faz parte de uma cidade. Você participa, então, da vida da sua cidade. Você é responsável para manter a sua cidade limpa e com tudo que é colocado para a população (transporte, hospitais, escolas, praças etc...) funcionando bem.
O que você faz para ajudar a manter sua cidade limpa, bonita e com tudo funcionando para o bem da sua população?
Sua cidade ou município faz parte de um Estado.
Você, então, é cidadão do seu Estado e, como cidadão é responsável também pelo progresso dele.
Você precisa conhecer seus direitos e deveres como cidadão do seu Estado e saber o que precisa fazer para cumprir com seus deveres e exigir seus direitos.

Seu Estado faz parte do País, Brasil.
Como todos os brasileiros, você tem o dever de cuidar para que nosso país cresça com justiça e paz e tem o direito de cobrar dos nossos governantes uma administração correta e voltada para o bem comum.

Seu país, o Brasil, faz parte do mundo.
Todas as pessoas que vivem na Terra são cidadãos do mundo e possuem direitos e deveres iguais, estabelecidos pela Lei de seu país. Devemos pensar em todas as pessoas do mundo como cidadãos com direitos básicos garantidos e dever de participar da vida da sociedade e exigir o cumprimento desses deveres garantidos pela lei.

Direitos básicos de todo cidadão:


Todo cidadão tem direito a manifestar livremente seu pensamento, a ter liberdade de crença e de consciência, a ir e vir para onde quiser, a educação, a saúde, lazer, trabalho, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, tem direito ao voto e a participar de partidos políticos.



Deveres básicos do cidadão:



Para garantir os direitos de todos os cidadãos, o governo precisa de dinheiro. Esse dinheiro é recolhido dos próprios cidadãos através dos tributos. Tributo é um valor pago em dinheiro pelos cidadãos para que o governo possa fazer obras que beneficiem a sociedade e manter os serviços prestados aos cidadãos.

Todo cidadão tem dever de escolher bem seus representantes políticos através do voto, a pagar em dia os impostos e demais tributos, para que o governo possa transformá-los em melhorias sociais, a exigir Nota Fiscal ou o Cupom Fiscal, a fiscalizar a administração pública para ver se os tributos arrecadados estão sendo bem usados, a exigir um serviço de qualidade prestado pelo poder público, e, a cobrar dos administradores a prestações de contas do dinheiro arrecadado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...