Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

sábado, 26 de novembro de 2011

O reino foi adiado? - Hiram Hutto

Pré-milenarismo (6º de uma série de artigos)
O reino foi adiado?

É o ensinamento dos pré-milenaristas que, na primeira vinda de Jesus, um reino terreno e literal como o de Davi seria estabelecido. No entanto, os judeus rejeitaram Jesus e seu reino. De fato, mataram-no. Mas já que Deus prometeu tal reino, e ele não pode mentir, ele adiou o reino até a segunda vinda. Durante esse tempo a igreja, ou como é chamada às vezes “a era da igreja”, foi introduzida. Essa era da igreja, dizem os pré-milenaristas, era completamente desconhecida pelos profetas do Velho Testamento ou qualquer outro homem. O que as Escrituras dizem?


Como já observamos, de acordo com a Bíblia, o reino veio durante a vida de alguns dos apóstolos (Marcos 9:1). E Paulo e outros do primeiro século estavam nele (Colossenses 1:12-13).


E esse período de adiamento? Muitas pessoas sugerem que Deus ainda tem um trabalho especial para os judeus, e que estes continua sendo seu povo especial. Mas, como 0. T. Allis, na sua obra clássica Prophecy and the Church (Profecia e a Igreja), na página 78, mostra um apelo às Escrituras, "Jesus declarou aos judeus que o reino ‘seria tomado deles’ (Mt. 21:4 e segs.). Os filhos do reino (os herdeiros naturais e pela lei) serão ‘lançados fora’ (7:1 e segs.). Nem um daqueles ‘chamados’ deve participar do casamento (Lc. 24:24). A vinha será entregue a ‘outros lavradores’; a ‘um povo que lhe produza os respectivos frutos’: homens virão dos ‘caminhos’ do ‘leste e oeste, e norte e sul’ para participar do casamento com Abraão, Isaque e Jacó.” Como ele nota, essas Escrituras “sugerem claramente que o período de particularismo judaico estava acabando.” Nada é dito ou sugerido sobre um adiamento e uma segunda chance depois.


João Batista disse a mesma coisa. “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus...e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mateus 3:2,9). Como Paulo disse, “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego...” (Galátas 3:26-28).


Essa doutrina do adiamento tem algumas conseqüências graves: Œ Jesus sabia que os judeus iriam rejeitar sua oferta do reino? Se ele sabia, ele disse a verdade quando disse que o reino estava próximo?  Se foi uma oferta sincera, teoricamente eles teriam aceitado. Se tivessem aceitado o que teria acontecido com a cruz? Um autor pré-milenarista disse, “Pode ser dito de uma vez que a morte de Jesus não fazia parte do plano de Deus.”

Como isso se relaciona com a teoria que o estabelecimento da igreja era completamente desconhecido às pessoas do Velho Testamento e que era um mistério até que foi revelado, considere o seguinte: Numa ocasião um dos principais dos pré-milenaristas veio à cidade onde eu morava. Ele tinha um programa de rádio daqueles que os ouvintes podiam ligar e lhe fazer perguntas. Um dia aconteceu o seguinte. “É do seu entendimento que a vinda da igreja na era da igreja era completamente inesperada e não foi profetizada nas Escrituras do Velho Testamento, que a rejeição de Jesus não era esperada e que o reino foi adiado. Então, como você sabe que Jesus não será rejeitado quando vier outra vez e um outro adiamento acontecerá? Afinal, isso era a situação entre as pessoas do primeiro século, como você sabe que isso não acontecerá novamente?” Sua resposta foi que eles apenas acham que isso não vai acontecer. Foi uma resposta insuficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...