Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

domingo, 20 de novembro de 2011

Dez Cartas de Sabedoria para Vencer Desafios - Prof. Gretz



O livro "Triunfo" conta a história de um empresário em dificuldades na empresa, que afetam seu equilíbrio emocional e sua vida pessoal. Afasta-se da família. Está prestes a fechar sua fábrica. Então começa a receber, por e-mail, mensagens que narram os desafios vividos por alguns personagens bíblicos. Nosso personagem não sabe a origem das mensagens mas elas começaram a orientar sua vida.

No primeiro capitulo, quando o ele vê que sua empresa está insolvente, a carta que recebe é um resumo da história de Elias, o profeta que apareceu juntamente com Moisés, ao lado de Jesus, diante dos olhos assustados dos apóstolos Pedro, Tiago e João, no episódio da transfiguração (Mt, 17:2-3).

Aqui neste espaço vou me limitar a alguns comentários, mas se quiser ler ou relembrar a história de Elias, veja na Bíblia, em 1Reis, 17. E confira no capítulo 1 do livro “Triunfo”. Cada releitura pode trazer novas descobertas.
Elias era vigoroso, determinado, mas não deixava de ser “um homem sujeito a paixões semelhantes às nossas”, como disse nove séculos depois o evangelista Tiago (Tg 5.17). Com toda sua força física e psicológica, ele também estava sujeito ao desânimo e à depressão, males muito comuns nos dias de hoje.

A história de Elias traz orientações importantes. Veja algumas:
• Mantenha a visão clara da realidade no tempo presente. “Que fazes aqui?” - foi a pergunta que Deus fez a Elias. Responda sempre essa pergunta para si mesmo.
• Valorize as vitórias que você já conquistou. Não fique preso ao passado, mas use as experiências vitoriosas como estímulo e as derrotas como aprendizado.
• Valorize o trabalho de equipe. Elias queixou-se: “Eu fiquei só” - mas na verdade ele não estava só, pois havia 17 mil fiéis. Evite a idéia de resolver as coisas sozinho, do seu jeito. Numa corrida de revezamento, é possível percorrer distâncias muito maiores com mais rapidez e menor cansaço.
• Você faz parte de um todo que é vitorioso. Se você sentir necessidade de se afastar para refletir, não se deixe levar pela autocomiseração.
• Não se isole numa caverna, pois isso pode aprisioná-lo com seus sentimentos de amargura, revolta, medo, raiva e ressentimento.
• Tenha consciência de seu propósito na vida, sua missão a longo prazo, pois isso lhe dá equilíbrio e força. Cultive um sonho de vida e acredite na sua capacidade de atingi-lo. Não abandone seus planos, sua esperança de um amanhã melhor.
• Focalize a solução, e não o problema.
• Persista na ação, mas não se esqueça do preparo físico. “Levanta-te e come” - disse o anjo a Elias. Se você está exausto, combalido, é tempo de se levantar e comer. Seja grato pelo pão de cada dia. E prossiga viagem.

Um detalhe em especial me comove nessa história.
Há quem pense que as revelações da vida são retumbantes. Muitos acham que Deus fala somente através de grandes visões. Mas não é bem assim. As mensagens explosivas, apoteóticas, são exceções. O normal, e o mais penetrante, é o "sussurro tranqüilo e suave", como aquele que convocou Elias de volta ao seu caminho.

Não estava no vento, nem no terremoto, nem no fogo. Era só um murmúrio.
É no silêncio que se pode ouvir melhor. Uma voz mansa, como quem acalenta um filho.
“Que fazes aqui, Elias?”

E ele saiu renovado do monte Horebe, o mesmo lugar onde Moisés havia recebido os Dez Mandamentos, quinhentos anos antes.
Elias enfrentou crises em sua vida e venceu. As crises fazem parte da vida. Devem ser vencidas. Temos toda condição de vencê-las.
“Vai, volta ao teu caminho...” - sussurrou Deus para Elias.

É hora de sair da caverna do derrotismo e retornar à jornada. Será preciso conferir a bússola, rever os passos, examinar de onde nos desviamos e encontrar o caminho certo.
Diante das dificuldades, dos problemas, dos obstáculos, acredite que somente existe um rumo para sua vida: o triunfo.
Siga sua viagem, olhe para a frente e contemple a vitória.

“A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (...) Quando sou fraco, então, é que sou forte” (Paulo - 2 Coríntios, 12:9-10)
 Prof. Gretz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget