Pesquisar este Blog

Postagens mais lidas

sábado, 26 de novembro de 2011

O que é o reino? - Hiram Hutto


Pré-milenarismo (5º de uma série de artigos)
O que é o reino?

Em Daniel 2 há o relato de um sonho de Nabucodonosor e a interpretação que Deus deu a Daniel. Basicamente prediz a vinda de quatro reinos, sendo que o último foi a Roma. Em Daniel 2:44, Daniel explica que durante os “dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído”. O Novo Testamento começa contando como João Batista veio pregando “está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2). Em Lucas 3:1-3 é óbvio que o trabalho de João foi feito durante o reinado da Roma. De acordo com Marcos 1:15, Jesus pregou dizendo, “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo”. Em Marcos 9:1 Jesus disse a alguns dos seus discípulos que eles não passariam pela morte até que terem visto o reino de Deus chegar com poder.

Fica claro a partir do Novo Testamento que ele construiu seu reino, e foi construído nos dias do governo romano. O inspirado apóstolo Paulo, ao falar dele e dos irmãos de Colossos, disse que o Senhor “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). Observe o pretérito. Obviamente, quando Paulo escreveu a carta à igreja de Colossos o reino já existia e eles eram membros dele. Em Apocalipse 1 João disse que ele é um irmão e companheiro dos irmãos das sete igrejas da Ásia no reino. João estava no reino então claramente já existia.

Mas o que é o reino? Em Lucas 22:29-30, enquanto Jesus instituía a Ceia do Senhor, ele disse aos apóstolos, “Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino”. A mesa do Senhor (sua Ceia) está no reino. Mas certamente sua Ceia devia estar na igreja (1 Coríntios 11:17-34). Em Atos 20:28, Paulo disse aos presbíteros de Éfeso que a igreja foi comprada com o sangue de Cristo. Em Apocalipse 5:9-10, Cristo comprou o reino com seu sangue. À partir desta e outras passagens parecidas vemos que a igreja e o reino são a mesma instituição. Em Mateus 16:17-19 Pedro faz a grande confissão que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Depois Jesus prometeu dar a chaves do reino dos céus a Pedro. As chaves indicam a autoridade de abrir. Portanto Pedro havia recebido a autoridade de abrir o reino dos céus. Ele fez isso de acordo com o relato em Atos 2. Quando Pedro disse às pessoas o que precisavam fazer para serem salvas, ele estava usando as chaves para abrir a porta para o reino dos céus. No entanto, Atos 2:47 diz que os salvos foram acrescentados à igreja. É a partir desses fatos que em Mateus 16:18-19 pode ser concluído sinceramente que a igreja e o reino são simplesmente dois aspectos da mesma instituição.

E. C. Coffman chama nossa atenção aos seguintes assuntos, para mostrar que o reino e a igreja são a mesma entidade, apenas vista de maneiras um pouco diferentes.

       I.      Não há diferença entre o “governador” e autoridade.
              A.   Cristo é a cabeça da igreja (Colossenses 1:18)
              B.  Cristo também é o rei do reino (Atos 17:7; Apocalipse 1:5)

       II.      Não há diferença em como entrar: pessoas que nascem da água e do Espírito entram no reino (João 3:3-5). É assim que uma pessoa entra na igreja (1 Coríntios12:13)

       III.      Ambos se estabeleceram ao mesmo tempo: a igreja em Atos 2:16-17, 47; o reino em Atos 2:30-36.

       IV.      Foram estabelecidos no mesmo lugar: Jerusalém (Isaías 2:3) a igreja, que é a casa de Deus (1 Timóteo 3:15; Atos 2:5, 30-33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...